A exploração do granito é sustentável?
Se tivermos em conta que a Natureza nunca pára de gerar, então, sim o granito é um recurso renovável. Contudo, como leva milhares de anos para ser criado, alguns não consideram o granito totalmente sustentável, mas sim renovável e reutilizável.
A pedra pode ser encontrada em quase todos os países em grande abundância. Por exemplo, o mármore é extraído em Carrara, Itália há séculos, e ainda existe em grande abundância.
Numa pedreira correctamente explorada as bancadas de granito podem durar uma vida inteira. Além disso granito extraído não contêm produtos químicos nocivos e não emite radiação ou gases prejudiciais.
A pedra natural é escolha amiga do ambiente
A Gra2003, na indústria da pedra, tem feito grandes progressos nos últimos anos para adoptar práticas responsáveis de extracção e transformação. Por exemplo, durante a transformação o impacto é reduzido porque utilizamos discos e fios de corte humidificados que diminuem a quantidade de sílica e pó de pedra que poderia ser libertado no ar.
Também a indústria de construção evoluiu para a construção sustentável. Ser «amigo do ambiente» evoluiu de uma mera ideia para uma realidade sólida.
Arquitectos, engenheiros, construtores e proprietários reconhecem a necessidade de aumentar a consciência ambiental e a construção sustentável. A consciência ambiental trata de fazer o possível para ser mais gentil com a terra, além de conservar os recursos naturais.
O que torna a exploração da pedra natural sustentável
A pedra natural é um material inerentemente ecológico, cuja longevidade pode ser prolongada aplicando padrões de sustentabilidade mais rigorosos na indústria. Por exemplo:
- Água. O uso mínimo de água doce no processo e garantia água reciclada devolvida ao meio ambiente.
- Energia. Operações energeticamente eficientes com baixo impacto de carbono.
- Transporte. Eficiência do transporte da pedra.
- Cadeia de valor. Uma cadeia ininterrupta de organizações certificadas, desde a pedreira até consumidor final.
- Produtos químicos. Gestão segura de produtos químicos nas operações e redução de materiais explosivos.
- Materiais Excedentes. Reduzindo as quantidades de excedentes de material processado e resíduos sólidos encaminhados para aterros.
- Inovação. Promover a melhoria contínua e a transformação da indústria.
- Gestão de pedreiras. Planos de medição específicos do local para garantir a gestão responsável dos impactos ambientais.
- Saúde e Segurança. Planeamento que garante que os trabalhadores recebem um ambiente de trabalho seguro e saudável.
- Gestão responsável. Responsabilidade social de acordo com regulamentos legais para os locais de trabalho e programas de apoio a funcionários e à comunidade.
- Recuperação das terras. Recuperação responsável e sustentável dos locais de pedreira, depois das operações cessarem.
Nenhum outro material de construção é tão reciclável quanto a pedra natural
Quase toda a pedra de um projecto desconstruído é reciclável. Para além disso, pode ser usado em outros projetos ou triturado para outros usos, como: cimento, pavimentos, ou mesmo em revestimentos artificiais que usam pedra natural como base. Inclusive o pó e lamas podem ser utilizados para produzir cimento e vidro.
O que torna a exploração da pedra natural sustentável:
- oferece um longo ciclo de vida.
- a pedra natural resiste às condições atmosféricas melhor do que qualquer outro material de construção, natural ou sintético.
- As colunas de pedra do Partenon, existentes desde 447 aC, são um exemplo; as pirâmides egípcias são outra.
- De facto, a pedra natural é tão durável que, na maioria dos casos, dura a vida útil de qualquer edifício em particular.
A escolha de pedras extraídas e transformadas regionalmente, ou localmente, também contribui bastante para reduzir o impacto ambiental. Reduz as emissões de gases de efeito estufa durante o transporte e também pode ajudar bastante a economia local.
Lista das pedras naturais, granitos e mármores mais populares de Portugal
- Granito Amarelo (Mondim, Vila Real, Figueira)
- Granito Azul/cinzento (Alpendorada)
- Granito Branco
- Granito Cinzento (Ariz, Roriz, Pedras Salgadas)
- Granito Preto (Favaco, Negro Gra)
- Granito Rosa (Monção)
- Mármore Branco (Estremoz)
Conclusão
O granito é mais sustentável quando comparado com outros materiais. E sem dúvida uma pedra reciclável e reutilizável.
Apesar do granito e do mármore serem considerados materiais recicláveis, não reúnem consenso quanto à sustentabilidade, se considerarmos que este recursos não são renováveis, apesar da regeneração da Natureza.
Embora o processo de exploração e transformação consumam muita energia, a indústria da pedra está consciente do impacto e tem adoptado medidas minimizadoras para tornar a exploração de granito mais sustentável.