O ouro é um constituinte do granito e das rochas plutónicas.

Essas rochas cristalinas podem ser a fonte primária do ouro, que se concentra nos veios (1).

O granito tem ouro?

De acordo com um artigo recente “An Occurrence of Free Gold in Granite” do Prof. George P. Merrill, Curador do Departamento de Geologia do Museu Nacional dos EUA, Washington, descreve um exemplo interessante da disseminação deste nobre metal no granito de composição normal que se acredita ter origem em Sonora, México.

O professor George P. Merril submeteu uma série de lâminas finas da rocha para exame e com a ajuda do microscópio forneceu evidências confirmatórias.

O goelogista encontrou o “ouro em pequenas escamas, raramente ultrapassando um milímetro de diâmetro, distribuído pelas escamas de mica e aparentemente encerrado em grânulos de feldspato e quartzo”.

Gold in Granite Plutonic Rocks (911metallurgist.com)

Então, como podemos saber se o granito tem ouro?

Para identificar o ouro dentro de um pedaço de quartzo, segure um ímã contra a rocha. Se o quartzo colar no íman, é porque contém pirite de ferro, ou falso ouro —também chamado: ouro do tolos.

Pode também tentar arranhar um pedaço de vidro ou cerâmica com a parte dourada da rocha. O ouro verdadeiro não arranhará essas superfícies.

O que é o «ouro dos tolos»?

«Ouro dos tolos» é um apelido comum para a pirite* — como descreve geology.com.

Pirite recebeu esta alcunha porque não vale praticamente nada, mas tem uma aparência que «engana» as pessoas fazendo-as acreditar que é ouro.

O apelido de «ouro dos tolos» é usado há muito tempo por compradores e garimpeiros de ouro, que se divertiam com pessoas entusiasmadas que pensavam ter encontrado ouro.

 

*A pirite é um mineral de cor amarelo-latão com aspecto metálico brilhante.

Fools Gold (photo credit: geologist.com)

Como se identifica o «ouro dos tolos»?

Essas pessoas não sabiam distinguir entre pirita e ouro, e sua ignorância fazia com que parecessem tolos.

Com um pouco de prática, existem muitos testes fáceis que qualquer um pode usar para dizer rapidamente a diferença entre pirite e ouro.

Existem alguns testes simples que quase qualquer pessoa pode usar para saber a diferença entre pirite e ouro.

Geralmente podem ser feitos com sucesso por pessoas inexperientes.

No entanto, pessoas experientes usam algumas pequenas peças de pirite e algumas pequenas peças de ouro e usam-nas para ganhar experiência na identificação.

CURIOSIDADE

Há uma história de ouro na montanha de Castro de Arados onde é extraído o granito de Alpendorada.

Diz a lenda que havia um arado de ouro enterrado na montanha, para quem ousasse fazer tal coisa. Ninguém jamais encontrou ouro no granito de Alpendorada. Até agora…

(1) 911metallurgist.com