Na hora de escolher os tipos de acabamento do granito surgem muitas dúvidas.

Por isso vamos mostrar os acabamentos em granito mais usados e algumas dicas para ajudar na escolha do acabamento de acordo com o uso ou local da aplicação.

 

O granito é uma pedra muito utilizada na construção civil como pavimento, revestimento e elemento decorativo porque tem características de elevada resistência e é pouco susceptível a manchas, inclusive, junto ao mar.

 

Em edifícios, sobretudo moradias é muito utilizado em balcões, soleiras, parapeitos e também pode ser utilizado como revestimento de pavimentos ou paredes, o que dá um ar sofisticado e de elegância às casas.

Primeiro, qual é a diferença entre granito e mármore?

É importante perceber a diferença entre o granito e mármore, pois são rochas. Tradicionalmente, o leque de acabamentos utilizados no granito é mais alargado do que no mármore.

 

O granito é uma rocha de baixa porosidade, por isso absorve pouca água (a quantidade de água pode variar de acordo com a composição e de cor para cor). 

Os granitos têm um aspecto granulado, como se fossem várias pedrinhas compactadas.

 

Já a mármore é uma rocha composta principalmente por minerais de calcário e possui coloração mais uniforme (sem o granulado do granito) com veios mais definidos. É um material menos resistente e mais poroso do que o granito, logo mancha com mais facilidade se não for impermeabilizado.

 

Granito VS Mármore, veja todas as diferenças neste artigo.

Como se extrai e transforma o granito?

Extraímos o granito das montanhas em grandes blocos que depois fatiamos como se fosse pão. 

Após o corte do granito em fatias (a que chamámos chapas) o acabamento pretendido é normalmente aplicado antes de as recortar e transformar num produto final (lancil, laje, balcão, coluna, etc.), de forma a não estragar a aresta perfeita do corte do material na dimensão final pretendida.

O processo de acabamento final, de acordo com o propósito para o qual foi criado pode requerer nova aplicação de técnicas de acabamento, apenas nas faces secundárias e originadas pelos últimos cortes.

Tipos de acabamento em granito mais usados

  1. Acabamento Serrado
  2. Acabamento Polido
  3. Acabamento Escovado
  4. Acabamento Jateado
  5. Acabamento Granalhado
  6. Acabamento Flamejado
  7. Acabamento Rachado

1. Acabamento Serrado

granito serrado

O serrado é o acabamento mais básico, obtém-se diretamente da serragem do bloco em chapas.

Este acabamento, apresenta aspeto liso, contudo, não tão escorregadio. É livre de texturas e brilhos, podendo ser opção para todo o tipo de espessuras, já que não sofre qualquer tipo de processo invasivo após o corte.

Bastante utilizado em pavimentos de grandes praças sem o aspecto texturado de um granito gralhado, por exemplo.

2. Acabamento Polido

O granito com acabamento polido tem um efeito espelhado e passa um longo processo de polimento até que a chapa brilhe por si só. A chapa de granito é totalmente plana e o acabamento lustroso, sem recurso a qualquer tipo de químico.

O polido, é o acabamento que mais impermeabiliza o granito, tornando menos suscetível a manchas provenientes de absorção de líquidos.

Pode ser utilizado em:

Pavimentos de ambientes secos, como salas e quartos, bancadas, balcões e pios. 

A sua manutenção e limpeza é fácil mas também bastante escorregadio, motivo pelo qual, a sua aplicação ocorre essencialmente em espaços interiores.

3. Acabamento Escovado

O granito escovado deixa a pedra com uma textura acetinada e sedosa e um pouco mais anti-derrapante que o polido.

Este acabamento obtém-se com a mesma técnica do polido, aplicando sob a superfície várias passagens de ferramentas idênticas de granulometria diferentes.

Sendo um acabamento macio, é mais indicado pavimentos de átrio, corredores e outros espaços que não são molhados.

O seu aspeto final, pode ser mais ou menos brilhante, de acordo com o resultado final pretendido.

4. Acabamento Jateado

Máquina do Acabamento Flamejado e Jateado | Flame and Sandblasted Finishing Machine

Para deixar piso de granito antiderrapante, a pedra é “lavada” com um jato de areia que a deixa áspera. 

Este acabamento é ideal para pavimentos exteriores de manutenção exigente, mesmo sendo anti-derrapante, apresenta uma textura leve, facilitando assim a sua limpeza e manutenção.

Tem um acabamento mais rugoso que o escovado e menos que o granalhado ou o flamejado.

Por vezes, este acabamento utiliza-se em faixas sobre granito polido para criar uma zona anti-derrapante, permitindo assim, a aplicação de granitos polidos no exterior sem criar situações perigosas e propicias a acidentes.

granito jateado

5. Acabamento Granalhado

O acabamento granalhado é feito com projecção de milhares de esferas de aço, sobre o granito, que deixam a superfície cheia mini furinhos, tornando-o antiderrapante.

 

Este acabamento é mais comum para locais de elevada utilização como os pavimentos de ruas e praças. Em moradias aplica-se regularmente no exterior, pavimento e paredes.

 

Com uma textura mais vincada que o jato de areia, a sua aplicabilidade é semelhante, a opção entre estes dois acabamentos pode assentar na espessura do material ou do tom pretendido, tendo em linha de conta que este acabamento mais áspero, precisa de chapas mais espessas e acentua mais a cor final do granito

 

Este acabamento é mais comum para locais de elevada utilização como os pavimentos de ruas e praças. Em moradias aplica-se muitas vezes nas molduras das piscinas.

granito granalhado

6. Acabamento Flamejado

granito flamejado

Flamejar o granito é o acabamento mais agressivo de todos, feito através da aplicação direta de fogo sobre a pedra, facto que condiciona consideravelmente a espessura do produto. 

O acabamento é antiderrapante

O acabamento é antiderrapante de aspecto texturado.

Na família dos granitos cinzentos, é o acabamento que melhor mantém a cor natural, nos amarelos, torna-os simplesmente rosados, quanto mais amarelo for, mais rosado fica.

Tradicionalmente, o acabamento escovado (envelhecido) tem como base o acabamento flamejado, ou seja, depois de flamejado, recorrendo à técnica do escovado, este apresenta-se com suavidade de toque e aspeto rugoso.

granito flamejado

7. Acabamento Rachado

granito acabamento rachado

Rachado é o acabamento mais tradicional. A superfície do granito apresenta um aspeto totalmente irregular resultante do momento do corte. Chamamos-lhe o corte natural. 

Esta técnica de corte, é a mais exigente a nível de conhecimento humano, executada apenas por quem possuir capacidades técnicas para tal.

O acabamento rachado usa-se mais em paredes (como revestimento), muros e pavimentos rústicos, normalmente denominados de cubos, o produto mais tradicional executado em granito.

Agora que já conhece os tipos de acabamento em granito mais populares poderá fazer a escolha certa.

Tem um amigo que precisa saber mais sobre granito partilhe este artigo.

Dúvidas?

Se tiver dúvidas ou precisar de conselho escreva-nos.