A utilização do granito como material de construção, como peça arquitectónica, peça decorativa e na criação de muitos outros produtos, tem séculos de história.
O granito é usado em edifícios, pontes, monumentos, pavimentos e muitos outros projectos. Em interiores é usado em balcões, como ladrilho em pavimento ou paredes, escadarias, colunas e outros elementos decorativas.
É considerado um material de prestígio, utilizado para projectar elegância e qualidade.
De seguida apresentamos utilizações de granito muito interessantes e as mais comuns.
Granito em grandes monumentos
De esculturas a grandes palácios e castelos o granito foi usado para construir grandes monumentos internacionalmente reconhecidos, como o Monte Rushmore, monumento nacional no Dakota do Sul, Estados Unidos da América. Ou o Castelo de Guimarães, monumento nacional de Portugal, na cidade de Guimarães.


Granito para brincar
Em 2019, o Canadá foi primeiro campeão mundial consecutivo no Campeonato Mundial de Curling Misto realizado em Aberdeen, Escócia, enquanto a Alemanha conquistou as medalhas de prata e a Noruega, as de bronze.
Este desporto é um dos que mais cresce entre os desportos olímpicos, o que tem chamado a atenção para o Curling mas também para o granito.
Pedras de curling pesam entre 17 e 19 quilos e são feitas de granitos com propriedades físicas especiais. Este granito é capaz de absorver impactos repetidos sem lascar e manter uma superfície de contacto lisa para deslizar suavemente pelo gelo. As pedras arredondadas feitas do granito certo podem durar muitos anos de uso regular.

UTILIZAÇÃO COMUM DO GRANITO
Granito usado como ladrilho
O ladrilho em granito é usado no chão ou como azulejo na parede para um efeito mais elegante e sofisticado. Nesta imagem utilizamos um granito preto, de acabamento polido, na parede como lambril e no chão como pavimento.


Granito usado arquitectonicamente ou fachada decorativa
Em grandes projectos de construção, o granito pode ser usado de duas maneiras diferentes ou combinadas:
1) como um elemento estrutural 2) como revestimento decorativo, ou ambas como é visível imediatamente acima da linha de água, nesta foto, estão os grandes blocos retangulares de granito que foram usados nos pilares da ponte. São blocos estruturais mas também decorativos.

Granito como lancil
O granito é muito usado para fazer o lancil das ruas. O lancil feito em granito é mais duradouro que lancil feito em cimento. Além disso confere um aspecto mais decorativo às ruas.

Granito em chapas
Os projectos começam com uma ideia e um pedaço de pedra em bruto. Se leu até aqui, está definitivamente interessado em granito.
Uma visita à nossa praça de granito pode inspirá-lo a enriquecer seu conhecimento sobre algumas características interessantes do granito. Marque uma visita com o Nuno ou o Miguel (sem compromisso).

Granito como pedra tumular
A pedra de granito é muito utilizada como pedra tumular em vários países. Porque é durável, bonita especialmente quando polida.
O granito é um tipo de pedra associada à qualidade ou estado do que é duradouro ou definitivo. E esta associação psicológica aumenta o interesse pelo granito como pedra tumular.

Granito para pavimento
O granito usado em pavimentação, ou simplesmente calçadas, pode resultar em bonitos mosaicos em qualquer passeio, praça ou pátio. E em Portugal temos excelentes exemplos de calçada portuguesa.
A beleza das pedras naturais combinada com a arte dos pedreiros calceteiros pode resultar em pavimentos únicos e que duram uma vida.
Assim foram pavimentadas muitas estradas de capitais europeias. E hoje em dia o pavimento em granito é mais usado em ruas históricas onde se pretende manter ou atribuir um aspecto rústico.


Granito na construção de casas
Esta casa foi construída com blocos de granito. Os blocos de granito para construção podem ter um corte natural em todos os lados ou acabados em um ou mais lados.
Nesta foto, vê-se uma combinação de superfícies de granito de corte natural e acabado. Observe como os blocos usados nesta parede tem a face tosca e as laterais acabadas, com juntas bem definidas.
Na imagem abaixo, os blocos e a cornija na linha do telhado têm um aspecto tosco em todo bloco, mas unifome se comparado com o corte natural. Mas repare que as peças usadas no peitoril da janela têm acabamento mais fino.


Granito como balcão de cozinha
Um dos usos mais comuns do granito em casa é no balcão da cozinha. A imagem do balcão abaixo é feito de uma chapa de granito preto Zimbabué que foi cortado à medida com acabamentos cuidados.
Nesta imagem é possível perceber o acabamento polido em redor do pio, e o acabamento amaciado no rebaixo contínuo ao próprio pio. Saiba mais sobre acabamentos em granito aqui.
Além disso aplicou-se outro granito preto (Favaco polido) na parede do balcão para proteger a parede dos intensos salpicos de água.
